GTs
GT 1. GÊNERO, DIREITO E SEXUALIDADE
Mediadora: Maria Meire de Carvalho (Doutora em História na área de Gênero e Feminismos pela Universidade de Brasília (UnB). Professora da Universidade Federal de Goiás. Vice-Diretora do Campus da Cidade de Goiás; Membro da Rede Interdisciplinar de Estudos de Gênero e Feminismos do Centro-Oeste (RIEF).
Email: meiroca9@bol.com.br ; meiroca99@hotmail.com
Ementa:
Gênero, os efeitos produzidos em corpos e efetivação dos direitos humanos. Sociabilidades, afetividades e ordenações sociais. Mulheres e relações de trabalho. Prostituição e tráfico de mulheres. Mídia, mulheres e sociedade de consumo. Violência doméstica e familiar (Lei 11.340 - Lei Maria da Penha). Direito das famílias. Aborto e (des)criminalização. Sexualidade, homofobia e homoafetividade. Crimes sexuais: assédio sexual, estupro, atentado violento ao pudor e pedofilia.
GT 2. EDUCAÇÃO: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS
Mediador: Cleuton César Ripol de Freitas (Mestre em Direito Agrário pela Universidade Federal de Goiás. Professor Assistente da Universidade Federal de Goiás. Membro do Cerrado Assessoria Jurídica Popular. Vice-presidente do Instituto Goiano de Direito Agrário. Coordenador do projeto Balcão de Direitos da UFG, em parceria com a SEDH/MJ).
Email: cleutonfreitas@yahoo.com.br
Ementa:
Este GT pretende aglutinar estudos, pesquisas e reflexões em torno da temática Educação. As mais variadas formas de abordagens seja conjuntura, histórico, planejamento, processos de avaliação, metodologias e abordagens de ensino, crise da Educação, privatização da Educação, Educação Popular, ações afirmativas, educação e cultura ou qualquer outra expressão que tenha a educação como foco ou eixo de abordagem. O momento é muito propício para o debate e a reflexão. Afinal o que entendemos por Educação? A quem serve? Por que serve? Para que serve?
GT 3. SISTEMA PENITENCIÁRIO, ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS E DIREITOS HUMANOS
Mediadoras: Fernanda Rezek Andery e Cláudia Helena Nunes
Email: rezekfernanda@hotmail.com
Ementa: A partir das repercussões das pressões econômicas sob a égide das remodelações da exploração capitalista contemporânea, a fragilização de vastos contingentes populacionais, empurrados crescentemente pela escassez às margens da sociedade; impõe uma reflexão sobre o funcionamento do sistema carcerário. Assim, o GT pretende estimular reflexões (críticas) quanto às políticas públicas dirigidas ao controle social pela via do sistema punitivo – especialmente diante da criminalização da pobreza, da expansão da política de tolerância zero e da violência policial.
GT 4. AMÉRICA LATINA: LUTAS SOCIAIS E DIREITOS COLETIVOS
Mediadora: Erika Macedo Moreira (Doutoranda em Direito pela Universidade de Brasília. Professora da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás. Coordenadora do OFUNGO - Observatório Fundiário Goiano).
Email: erikamacedomoreira@hotmail.com ; erika_adv@ig.com.br
Ementa:
Análise voltada para a concretização democrática na América Latina, enquanto mecanismo da cidadania, instrumento privilegiado e fundamental de resistência da sociedade civil organizada, que busca, na sua relação contraditória de enfrentamento/fortalecimento com o Estado, inverter o processo regulatório do mercado. O GT pretende debater os limites e avanços constitucionais, enquanto instrumento político/jurídico/ideológico primaz na proteção dos direitos fundamentais e da diversidade cultural, como aspecto disponível e essencial para o desenvolvimento pleno da cidadania. Finalmente, numa visão mais alargada, discutir a participação do Terceiro Setor, Movimentos Sociais e outras formas de interferência no processo decisório relativo à construção e efetivação dos novos direitos, como as contribuições pelos movimentos camponês, indígenas, quilombolas, gênero e saúde.
GT 5. TRABALHO, QUESTÃO SOCIAL E POLÍTICA SOCIAL
Mediadores: Lívia Barbosa (Doutoranda e mestre em Política Social pela Universidade de Brasília, professora da Universidade de Brasília e pesquisadora da Anis - Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero.), Selma Leite (Doutoranda em Serviço Social pela PUC-SP, professora do curso de Serviço Social da Universidade Federal de Goiás).
Email: liviabp@gmail.com ; selma.leite@gmail.com>;
Ementa:
As determinações sócio-históricas do Trabalho, Questão Social e Política Social. A centralidade do trabalho na vida social contemporânea. A crise estrutural do capital e seus rebatimentos no Trabalho e Questão Social. A constituição da política social como resposta as demandas decorrentes da relação Estado e sociedade. O GT busca oferecer elementos de reflexão sobre as bases constitutivas do trabalho, questão social e política social; em especial as análises centradas nas determinações sócio-históricas contemporâneas.
GT 6. VERDADE, PRAGMATISMO E VALOR
Mediadores: José Gonzalo Armijos Palacios (Doutor em Filosofia, Diretor do Campus Cidade de Goiás da UFG) e Sílvio Carlos Marinho Ribeiro (Mestre em Filosofia pela UFG e Professor Assistente I do Curso de Filosofia do Campus Cidade de Goiás)
Email: silviocarlos2000@yahoo.com.br ; silviocarlos@yahoo.com.br ; gonzalo.armijos@gmail.com
Ementa:
1. Verdade: teorias da verdade, verdade e conhecimento, relativismo, ideologia.
2. Pragmatismo: filosofia prática, filosofia americana, significado, contexto e pragmática, pragmatismo e democracia, arte e pragmatismo, filosofia da educação e pragmatismo; Rorty, Habermas, ação comunicativa e pragmática universal, temas de filosofia contemporânea;
3. Valor: teorias filosóficas do valor, valores e atividade científica, valores éticos, ética contemporânea, ética e política, valores estéticos
GT 7. NARRATIVAS, ARTES E LITERATURA
Mediadores: Douglas Antonio Rocha Pinheiro (Doutorando e Mestre em Direito pela Universidade de Brasília. Professor Assistente da Universidade Federal de Goiás. Coordenador do Grupo de Pesquisa FRIDA – Fronteiras: Reflexões Interdisciplinares entre Direito e Arte) e Eduardo Rocha (Doutorando e Mestre em Direito pela Universidade de Brasília. Professor Assistente da Universidade Federal de Goiás - Campus da Cidade de Goiás; Coordenador da Casa Warat Goiás).
Email: dougpinheiro@uol.com.br ; eduardofdufg@yahoo.com.br
Ementa:
A presença do fenômeno jurídico, filosófico ou político na literatura, no cinema e/ou em outras manifestações artísticas, apontando de que maneira tal presença contribui para a formação de um outro olhar sobre o Direito, a Filosofia, a Ciência Política e/ou o Serviço Social. O cinema, a literatura e a teoria literária como reveladores da maneira como se constroem narrativas sociais jurídicas, filosóficas ou políticas, enfatizando a discussão sobre um ou alguns dos seguintes aspectos: autoria, montagem, estética, poética, estranhamento, polifonia, carnavalização, intertextualidade, dialogismo.
URL relacionada: /p/3045-gts |
---|